PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

quinta-feira, junho 29, 2006

CAMPANHA PARTE IV - DESABAFOS

Caros compatriotas,
A adesão à campanha é cada vez maior e mesmo quem está no Brasil se sensibilizou com o drama vivido por nós, brasileiros expatriados na terra dos nossos algozes futebolísticos. Selecionei alguns desabafos. Continuem escrevendo e mandando comentários!!! O apoio de vocês é MUITO importante!!!!

Queremos que a Joana Calmon zoe o taxista, o padeiro, o leiteiro e o mala do seu namorado.
Renato Motta - http://www.babilonia.blogspot.com/ (mais um blog que aderiu!)

Vamos dar uma chinelada nos franceses.. e de havaiana...
Tito

Eu não quero uma simples vitoria. Eu quero uma goleada de no mínimo 6x0. Os 3 pela partida de 98 e + 3 com juros e correção.
Tchai

Let's kick those frogs' ass!!!
Erico Calixto

Vcs gauleses ganharam umas poucas batalhas contra o Império Romano mas foram dominados por séculos. É o mesmo no futebol... nós Penta, quase Hexa, podemos perder umas partidinhas, mas no final Brasil é Brasil e França é França. Não dá para comparar.
Anônimo

Ainda faltam 3 dias para o jogo e o pessoal aqui ja esta arrumando desculpa dizendo que o arbrito é um espanhol...
Catherine

ADIEU LES BLEUS!!!
Clarice

"Devolvam a nossa estrela !!!!" (que era nossa de direito, não é mesmo?)
Jaqueline

A pergunta era sistematica:
"-VC é brasileiro??
- sou!!
-HAHAHAH... Et un , et deux, et trois zéro!"
Ronan

Ganhar do Brasil, para um Francês, é o evento do século... (eles) sabem que foi uma em infinitas possibilidades e que jamais se repetirá.
Anônimo

A próxima vez que vc pegar taxi o motorista vai ser o Zidane, porque neste sábado ele encerra a carreira e vai ter que procurar outro emprego.
Ricardo Corrêa

O Ronaldinho tá gordo, o Zidane tá velho, mas o Ronaldinho pode emagrecer até o jogo. Já o Zidane...
Parafraseando Romário, eles nem bem entraram no ônibus que leva os campeões do mundo, e já querem sentar na janela?

Camelo

Não adianta falar com o Parreira. Tem de ser com o mandingueiro que tirou a pontaria dos ganenses
Altamir

(O francês) tem que se prender em 98, já que é a unica gloria. Que chegue o tao esperado sabado, e assim vamos mostrar aos Les Bundas quem manda!!
Douglas

4 gols de Ronaldo e comemoração estilo "convulsão".Se sacode, treme e se joga no chão mordendo a lingua!
Jorge Bispo

Fala pro Marc que infelizmente a única boa lembrança que eles vão ter contra o Brasil vai ter sido a copa de 98, porque sábado o Canário vai bicar o Galo...
Leonardo Varejão

Sábado faremos o que os franceses "mais gostam": daremos um bom BANHO neles.
Fernando - Jacarepagua-RJ.

Francês só entende de champagne, perfume e queijo, ou seja, coisa de boiola.
Cássio dos Reis Carneiro (80 anos de idade).

Ao contrário dos brasileiros, não são capazes de vestir as cores do país e torcer desde o primeiro minuto pela vitória do seu time. Eles precisam ver resultados para incorporar o espírito de torcedor fanático.
Cristina Lemos

Fiquei feliz com a sua campanha... Já aderi de corpo, alma e entranhas. E, como diriam algumas mulheres, com furor uterino.
Luiz Carlos Augusto de Oliveira

Vamos colocar o Zidane ... sentado com a bunda no cume da torre Eiffel!!!!
Carlos - RJ

59 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu quero o troco! Revanche! 3 pro Brasil 0 pra França! Sofremos muito com aquele resultado e adorei estes depoimentos, queremos nossa estrela de volta, e q o Ronaldo pode emagrecer e o Zidane nao pode ficar mais jovem. Brasil confiamos em vcs, POR FAVOR!!!! GANHEM!!! TENHO CERTEZA Q VAMOS GANHAR!!! ESSA COPA è NOSSA!!!

2:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

BRASIL

2:31 PM  
Blogger Renato Motta said...

Joana, a Babilonia apoia e entra na campanha que vc iniciou.

Conte com os Muros da babilônia
Abraços
Renato Motta
Rio de Janeiro-RJ
Brasil

http://www.babiloniablog.tk

2:35 PM  
Blogger Renato Motta said...

Joana!
ops, o endereço é:
www.babilonia.blogspot.com

2:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Excelente ato este seu Joana! REVANCHE! :] E aos franceses que encherem seu saco por aí, diga apenas: "quando vocês forem ao menos tetra campeões mundiais podem começar a ensaiar uma discussão comigo sobre futebol ok?"

Placar: 3x0 ;)

2:39 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Valeu, Renato! Mais um blog (www.babilonia.blogspot.com) na campanha! Todos torcendo pelo Brasil e pela paz na Faixa de Gaza!

2:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

É simples
4 x 0
4 gols de Ronaldo e comemoração estilo "convulsão".
Se sacude, treme e se joga no chão mordendo a lingua!
Sensacional.
Jorge Bispo

3:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esperei 8 anos por esse dia e ele chegou. Os Franceses com aquela pompa toda deles vão ter de ajoelhar e pedir clemência. Nã seremos nenhum pouco piodosos. Adeus "Bleus", vocês vão ficar vermelhos de vergonha. Tenho sangue nos olhos, muita vontade de mandar esses franceses viadinhos para aquele Lugar. E já sei aonde vai ser. Sábado, 1 de Julho de 2006 - 16:00 de Brasília - em Frankfurt - Alemanha. CHEGOU O DIA DA VINGANÇA. ADEUS ZIDANE E CIA!

3:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara Joana!!
Também resolvi ser um adepto de sua campanha!!!
Vamos colocar o Zidane e toda a sua trump sentados com a bunda no cume da torre Eifel!!!!
Carlos - RJ

3:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana, quando você for zoada, use os seguintes argumentos : "O Brasil é o ÚNICO país pentacampeão (por enquanto), é o ÚNICO país que tem o artilheiro do mundial (15 gols, por enquanto), é o ÚNICO país que tem 11 vitórias seguidas em copas do mundo (por enquanto). Esqueci alguma coisa ? Estamos na torcida também por aqui.
Márcia - RJ

3:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

É isso aí Joana!!!
Que os franceses Zidanem no sábado!!! 3x0 vai ser pouco!! tem que ser de 6x0... para mostrar o peso de 6 titulos Mudiais (pq esse já é nosso). Concordo que o Ronaldo tem que fazer 3 pelo menos e comoemorar com a "Dança da Convulsão" hahahaha!!!
Sorte pra nós!!!

4:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Voltei para esclarecer o meu comentário que, até prá mim, ficou dúbio. Quando eu disse país pentacampeão (por enquanto), 11 vitórias (por enquanto) e maior artilheiro das copas com 15 gols (por enquanto), quis dizer que NÓS mesmos quebraremos nossos recordes : seremos HEXAcampeões, teremos 14 vitórias seguidas em copas do mundo e o Ronaldo, é claro, ficará inalcançável nos números de gols.
Grandes abraços e, adieu France (coitados ! ! ).
Márcia - RJ

4:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pq eles acham que vão repetir 98??? Ora, eles que se lembrem de 2002...rssssssssssssssssssssss

4:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana, ótima sua idéia.
Quando eu morava em londres, na copa de 98, morava com franceses. antes da final, apostamos uma caixa de champagne: quem perdesse ía ter q comprar. Os brasileiros nao compraram, por que acreditávamos na vitória. Eles compraram.
No final, foi tudo festa...eles comemorando e eu, bebendo pra esquecer!!!

Eu moro na Espanha e há muitos franceses. Como alguém já citou por aqui, é sempre a mesma piada: 3X0...

Quero que a França ZIDANEEEE!!!

5:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

4 X 0 BRASIL !!! 3 DO RONALDO, Artilheiro do Copa !!!!

5:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

EU QUERO VER O AMARELO TRUCIDAR ESSES AZUIS !!! QUERO CHOCOLATE NO VINHO DELES !!!

Eu estava no Stade de France em 98 e vi a apatia da nossa seleção e fui zoado e sacaneado em todo o trajeto de volta pro hotel com a minha bandeira brasileira enrolada nas costas.

O que eu quero é simples: BOBO NA RODA !!!
Que eles levem uma pancada tão grande que não saibam o rumo de casa, nem debaixo da Torre Eiffel !!!

Paulo Muniz

5:58 PM  
Blogger Leonardo Wella said...

pára de dar pro seu namorado francês

6:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Putz, esse teu namorado tem uma cara de muito mala !!!
Pára de dar mole pra esse magricelo fedido a queijo e pega um moreno dos trópicos com ginga nos pés.
Ô Roquefort, vai SAMBAR no sábado, viu !!!

Paulo Ricardo

6:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

zizou! vai tomar no c...!!!
tb ja ouvi muito francesinho tirando onda com et un et deux e trois zero, e com "I´ll survive".
agora é a hora da forra!!!
adieu les bleus!

6:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana, parabéns pela matéria. Realmente dá muita raiva escutar essas zoações de estrangeiros, principalmente dos Franceses. Mas calma que no sábado você vai a forra!!! Um grande abraço de um ex-colega de Sto Agostinho!

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Para pagar aquela humilhação somente uma goleada. Dois gols de Ronaldo para suprir os do Zidane. O gol do Roberto Carlos que ele sonhou e acabou não fazendo(lembra?), mais um do Ronaldinho Gaúcho que sofreu na França e outro do Pernambucano para ter motivos para zoar no Lyon. Só assim fico satisfeito. Então 5 a 0 está de bom tamanho. Será a despedida perfeita para o Zidane. A carreira de sucesso dele se iniciou com o Brasil e vai terminar com o Brasil. Brésil-France, quart de finale de rêve.

7:17 PM  
Blogger Cris said...

Oi Joana!

Moro aqui em Paris, tb moro com meu namorado frances e tb estou de saco cheio das piadinhas!!!!

Ontem eu desabafei no meu blog ( http://conexaorioparis.blogspot.com/2006/06/tendo-um-treeeeco.html ) a respeito disso e acho super importante seu texto ter saido no Globo! O Brasil precisa saber o que esta acontecendo aqui!!!


PRA FRENTE BRASILLLL

7:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

J´ai eu envie de gueler, sim, tive ânsia de vômito quando li espantado a capa do caderno de esportes do jornal O Globo que dá espaço a uma patricinha que se diz "expatriada" em Paris. Fiquei aturdido ao constatar a ignorancia da soi disant jornalista ao se referir aos acontecimentos recentes envolvendo imigrantes e a politica fascista do Sarkozy, como sendo "revolta de periferia"
Joana mostra desconhecimento e falta de visão crítica sobre o assunto. Deveria tb, ter um mínimo de pudor e não destilar seu projeto de "vingança" pelo resultado de 68.

Eu teria vergonha de pedir a renovação no Quai d´Orsay, de meu permit du travail como jornalista, se realmente considerasse uma eventual vitória da seleção brasileira como uma ação de vingança.

Em 98 ganhou o melhor. Se em 2006 for o Brasil, que assim seja, mas nunca segundo o espírito do hino francês que conclama, "aux armes ctitoyens".

Bola fora Joana Calmon. Helas!

Flávio Rodrigues

7:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

BOM DIA
sou brasileira casada com frances ,temos 2 filhos com dupla nacionalidade.Minha situação parece muito com a sua ,talvez até mais intensa ,pois sou proprietaria do unico RESTAURANTE BRASILEIRO DE STRASBOURG ,o Rio's ,na fronteira da França com Alemanha.O fato é que ja estavamos lotados em reservas para o jogo do dia 1° com grande parte de clientes assiduos franceses ,que desde o inicio da copa estavam torcendo para o Brasil ,porém com a vitoria da França ,viraram a casaca .Ja passei por 3 finais de copa ,sendo que 2 ganhamos ,mas esta de 98 vai me marcar para o resto da vida .Desde então ,chova ou faça sol ,Brasil camp~eao ou não em 2002,ao adentrar o restaurante ,fazem o simbolo de OK com a mão ,fazendo assim o numero 3 e o ZERO do Brasil ,e dale piadinha de mal gosto.
Estou com medo e com o coração na mão ao pensar em repetir o fato nestas 4as de final;
Até mesmo porque não vai nem ser preciso passarem para a final para continuarem nos tratando como os piores do mundo .
Chega de sofrer ,Brasil ha de ganhar ,até porque se não ,não sei como aguentar mais anos no RIO'S ,TENDO QUE SER DELICADA E CORTEZ ,porém recebendo insultos e piadas desagradaveis .Temos que fazer uma corrente de solidariedade entre brasileiros na França.
Caso queiram, se passarmos desta para 1/2 e final se juntarem à nos em Starsbourg ,serão todos bem vindos .Deus abençõe nossa seleção e nos proteja desta maldição .
Maria Marta Dayeh Heibing
Restaurante Rio's
17 rue des veaux
67000 Strasbourg
Tel 0033 388369828

7:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito, muito bom seu texto no Globo de hj.
Hilariante e muito bem escrito.

Beijos
Alexandre Costa e Silva

8:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana

Imagino a sua "dor", estou morando na ARgentina e tenho um sofrimento parecido, portanto peço que torçam muito pela Alemanha amanha também. Esses "hermanos" sao insuportàveis na època de Copa. Pode ter certeza que sàbado ganharemos ! Beijos
Cristina

8:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sou brasileiro que está há três meses na França e que, após a nossa vitória - um a zero basta -, vai cantar: Ils sont où? Ils sont où? Ils sont où? Les Bleus sont où?

Vamos às forras ! E os Espanhois que nos acompanhem!!!

Adieu les Bleus!

8:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

É isso aí gentem! Pra Frente BRASIL! E vamos em ritmo de Agamenon: Liberté, Egalité, Vancifudê! A França que Zidane! Pra cima deles Brasil!

8:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não resisti em dar uma resposta ao querido Flávio Rodrigues...

Não entendi o desagrado para com a "patricinha". O único motivo que encontro é o ressentimento "destilado" já na primeira parte do impropério, quando o rapaz "cultivé" se revolta contra "o jornal O Globo que dá espaço a uma patricinha que se diz "expatriada" em Paris".

Infelizmente, eles não conhecem o erudito Fávio que poderia ter-lhes dado uma boa aula de França. Aliás, caro amigo, parece-me que você bem aprendeu a antipatia francesa... Faltou só conhecimento e cultura. E sobrou ressentimento.

8:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pegar a França vai ser mole, pode me parecer mais dificil mas vou tentar http://www.flogao.com.br/ratohacker, esse é meu site, um namorado decente para a gata! AH! Já estou no blog q zoa o cara, fala pra ele, mexi com cú, pra lá e pra cá! Principalmente pra cá, que bons ventos a tragam pra mim! PRINCESINHA! OLHA MINHAS FOTINHOS!!!! PLIZ!

9:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dizem que as melhores baratas são as que vem da França porque são mais apertadinhas, mas vou pintar meu pinto de verde e amarelo, vc pinta como eu pinto, Joana???

9:26 PM  
Blogger Frederico said...

Brasileiros, avante!!! Seleção, vença por nós, pelos irmãos desterrados e pela Joana (mesmo porque ele é gatinha!) ! Joana, o imBLOGlio carioca, em sua precípua função patriótica, cerra fileiras com a causa que, afinal, é de todos nós: Alle les Jaune !

10:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nao me importa nao ser campeao esse ano, eu só quero é ganhar o proximo jogo.. depois eu poderei dormir tranquilo..

10:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Respondendo ao Diogo: foi bom vc não resistir e me responder. Independentemente do fato de vc não concordar comigo, minha ação foi frutífera, isto é, provocou um resultado favorável que é o da discussão através do confronto de idéias.

Vc se engana quando imagina que eu tenha algum tipo de ressentimento. Em relação à postura medíocre do Jornal O Globo em dar espaço a esse tipo de idiossincrasia pequeno burguesa eu tenho mesmo é desprezo, afastamento crítico.

Não Diogo, eu não experimento nenhum ressentimento e muito menos pela França, país que me acolheu, ai sim como quase expatriado, pois o único que conheci nessa condição é o meu amigo Arthur Poerner, jornalista e escritor que foi se asilar na Alemanha na condição de apátrida.

Portanto acho totalmente inoportuno sugerir a condição de brasileira expatriada comendo um pot au feu na brasserie Lip acompanhado de um bom Pinot Noir.

Sou eternamente respeitoso e agradecido a França por muito que ache que os concièrges do Quartier Latin continuem insuportaveis. Desejar uma vitória brasileira na Copa do Mundo é um desejo legítimo e uma perspectiva real.

Sofrivel mesmo é o sentimento menor de vingança como se uma partida de futebol fosse uma questão de estado.

Flávio Rodrigues

10:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

É incrível como esses gauleses ganham uma única copa do mundo e se acham os donos do mundo... Quando algum dia, se é que esse dia chegará, eles tiverem 5 estrelas no peito ai sim uma discussão poderá ser travada... Surra na França sábado...

10:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana, um leitor do seu blog falou lá no meu sobre essa sua campanha. Vim me solidarizar, pois também moro em Paris. Se vc quiser assistir o próximo jogo com uma turma graaaaaaaaande de brasileiros, vai lá no Café Plaisance, 203 rue Alésia 75014, a partir de 19 horas. Não se preocupe não, como disse alguém aí nos desabafos, vamos dar um banho nos franceses. PS Eu também tenho namorado francês :)

11:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não duvido nada que a sua epopéia francesa acabe parando no Fantástico. rs rs rs

Prepare-se, pois depois de sair na primeira página do caderno de esportes do Globo, logo logo vai ter um monte de repórteres na sua porta querendo entrevistas. rs

Desta vez eles vão sentir o "peso" do Ronaldo, sem esquecer do Kaká e do Ronaldinho... Vão sofrer muito!!

Não esqueça de fotografar seu namorado depois da surra que eles vão tomar!! Precisamos ver a cara do rapaz desolado com o resultado.

Prá frente Brasil e pau neles!!! rs

12:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

A revanche sera' mais doce quando ganharmos de 3 x 0 com 3 gols de Ronaldo. E q "Zidane" a França.

Marcelo

12:11 AM  
Blogger Wallace Camargo said...

Chinelada já!

12:15 AM  
Blogger Wallace Camargo said...

Joana, eu não tenho namorado francês, por isso assim que li você no Globo, espanquei sem piedade, meus exemplares do Rosseau,Montesquieu e Voltaire.

12:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Joana,

Tu só é zoada porque quer! A França nunca teve time pra ganhar do Brasil. Aquela vitória na Copa de 98 foi COMPRADA!!! Espero que sábado ninguém amarele de novo!! Aquele Zidane vai se aposentar levando goleada do Brasil!!!!

1:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

mt bom o seu texro no globo !!
e é isso ae seja onde vc estiver tem q torcer pelo brasil sem esquecer o patriotismo !!!
mandou mt bem bjus!!

2:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

Todo francês já nasce meio viadinho......
Pau no c... deles!!!!!!!!!!

2:41 AM  
Blogger Maisumcaféplease said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:05 AM  
Blogger Maisumcaféplease said...

JOANA,
ESTOU AQUI NA TORCIDA PELA SELEÇÃO E POR VOCÊ MENINA!
VIVER AÍ DEPOIS DO FIASCO DE 98 DEVE SER QUASE A VISÃO DO INFERNO!

3:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Joana,

Adieu les Bleus, vive le Brèsil! Seus 4 anos de sofrimento serão devidamente recompensados no próximo sábado. Estou na torcida! :)

3:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

CORNO!!!!!!!!! Perícias da Lei!

4:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Querida Joana
Nunca te ví sempre te adorei...Sua matéria está fantástica...vc é uma graça...só não entendí pq está com um francês (arghhh!!!!) com esse rostinho e essa inteligência, vc vai longe menina...o céu já deixou de ser limite p/vc...mas vamos ao que interessa....relembrando nosso querido Agamenon (Bussunda) ..vamos soltar o grito p/os Bleus....."Liberté...Egualité.........VANCIFUDÉ !!!!!!! BRASIL 4X0
Beijos
Ricardo

4:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Joana
Voltei...meu nome é Ricardo e te mandei uma msg há poucos minutos... sobre o Agamenon só não conseguí mandar meu e-mail...anota aí...
rdmattosfernandes@gmail.com.br
Rio de Janeiro Copacabana Brasil
Beijos....
Ricardo

4:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

Opps..é sem o br..
rdmattosfernandes@gmail.com....
Bjs
Ricardo

4:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

EU IRIA DELIRAR SE TODA GALERA PRESENTE AO ESTÁDIO NO DIA DO JOGO CANTASSE EM CORO O SEU SLOGAN
"LIBERTÉ, FRATERNITÉ, VANSIFUDÉ"
JÁ PENSARAM ISTO EM TRANSMISSÃO MUNDIAL? PARABÉNS JOANA PELA INICIATIVA.JÁ TIVE UM NAMORADO FRANCÊS, MAS ME LIVREI DELE! ERA INSUPORTÁVEL E ARROGANTE

6:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Vocês falam muito mas vamos a ver quem vai ganhar nesse sabado e não sei se sera Brasil!!!Alguem tem dito que França so ganhou uma vez contra Brasil mas não preciso dizer que não é verdade!!Brasil nunca ganhou em Europa e isso não vai mundar!!!

Pra falar bem, o melhor vai ganhar e se o melhor e Brasil então nosotros franceses vamos a festejar essa vitoria.So posso esperar que se ganha Brasil então Brasil tem que ganhar o mundial senão não vale a pena!!!!

Desculpe pra o meu portugues mui feo!

E engraçado ler um pouco o que pensam os brasileiros dos franceses!!

10:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alguem pode me dizer o que significa "Vansifudé" porque isso não existe em Frances

Muito Obrigado

10:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Joana, tudo bem?
Adorei seu depoimento em "O Globo" e compartilho do mesmo sentimento. Quero que o Brasil se vingue de 1998. Assim seu namorado não vai encher seu saco e o Pelé vai parar de dizer bobagem.
Só de sacanagem, se você tiver um par, use Havaianas com a bandeirinha do Brasil durante o domingo inteiro pra zoar com o seu namorado e com todos os franceses.

E que o time deles se Zidane!

Bjs,
Rodrigo Mattar

1:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que amanha nossos garotos mostrem a eles que 98 foi uma aberração da natureza.
Uma vez e NUNCA MAIS!!!

1:49 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Caro Flavio Rodrgues,
Não queria abrir parêntese sério no meio da nossa bricandeira. Preferia não reagir ao seu delírio pretensamente politicamente correto. Mas, depois que saíram em minha defesa, não tive escolha. Não gosto de deixar ninguém me defendendo sozinho. Vamos lá:

Flavio: “Acho totalmente inoportuno sugerir a condição de brasileira expatriada comendo um pot au feu na brasserie Lip acompanhado de um bom Pinot Noir.”

Hilariante. Adoro quando um homem me faz rir. Mas prefiro homens engraçados e cultos. Alguns conselhos ao senhor Flavio Rodrigues:

1 - Antes de tachar de inoportuna a utilização da palavra “expatriado”, consulte um dicionário.

2 - Leia mais sobre Paris. O nome da brasserie em questão, uma das mais célebres da capital francesa, é Lipp, com dois “P”s.

3 - Revise seu francês: o verbo “gueler” não existe. Acho que o senhor quis dizer “gueuler”, faltou um “U”. By the way, isso significa gritar, reclamar.

Algumas informações sobre a “patricinha” Joana:

Não gosto de pot-au-feu.
Não tomo Pinot Noir (os connaisseurs que me perdôem, mas é um vinho duro demais para o meu paladar e caro demais para o meu bolso).
Não freqüento a brasserie Lipp.

Flavio: “A ignorancia da soi disant jornalista ao se referir aos acontecimentos recentes envolvendo imigrantes e a politica fascista do Sarkozy, como sendo ‘revolta de periferia’”

Ignorância é dizer que os acontecimentos recentes envolvem “imigrantes”. É exatamente este o X da questão, senhor Flavio! Voilà le problème! Esses jovens NÃO são imigrantes. São FRANCESES. Mas são pobres, moram na periferia, sim, e se revoltaram, sim, senhor, contra pessoas que, como você, continuam vendo eles como estrangeiros.

Flavio: “Em relação à postura medíocre do Jornal O Globo em dar espaço a esse tipo de idiossincrasia pequeno burguesa eu tenho mesmo é desprezo.”

Se o senhor tem tanto desprezo por esta “idiossincrasia pequeno burguesa”, por que perdeu seu tempo entrando neste blog e escrevendo não apenas um, mas dois dos comentários mais longos que recebi até agora???

Flavio: “Eu teria vergonha de pedir a renovação no Quai d´Orsay, de meu permit du travail como jornalista”

Eu não preciso pedir renovação “au Quai d’Orsay” porque trabalho PARA a imprensa francesa, tenho minha CARTE DE PRESSE francesa e cidadania européia.

Flavio: “Joana mostra desconhecimento e falta de visão crítica sobre o assunto.”

Como o senhor pode julgar a minha visão crítica se não a conhece? Tenho opinião formada sobre o assunto (aliás, fiz mestrado na Sciences Po – que dispensa apresentações para alguém que conhece a França) e já escrevi muito a respeito disso. Mas aqui, caro Flavio, a conversa é outra. Se vc não percebeu, estamos falando de futebol, e não de política. O tom aqui é de brincadeira, gozação. Faltou bom humor e sobrou rancor. Pelo visto, quando esteve aqui, o senhor não conseguiu escapar do famoso vírus mauhumoritis rabugentus que contamina tantos franceses. Hélas (com acento)!

Obs. Queremos vingança, sim

4:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Respondendo a Joana.
Ao contrário do que a Joana sugere, o assunto não é futebol como tb não é politica. Entendo que estamos tratando de comportamento, de postura relativa ao cidadão e todo seu universo complicado, matéria profunda e complexa

Percebi que vc preferiu, talvez porque não tenha lhe sobrado argumentos fortes para contraditar minha opinião sobre sua proposta de vingança em cima de uma partida de futebol (sim, apenas uma partida de futebol ou a la limite, a gozação de um motorista de taxi parisiense) atirar suas zarabatanas em outra direção, procurando ressaltar alguns pequenos erros de digitação ou mesmo conhecimento na grafia da língua francesa.. Convenhamos...

Admito que sua proposta deveria estar restrita à midia que merece, um blog descontraido para o bavardage da "tchurma". Extender esse sentimento ainda que travestido de zoação, brincadeira, à capa do caderno de esportes de um dos mais importantes jornais do país - e, ressalto, a responsabilidade é do jornal mas tem sua cumplicidade, é no mínimo uma infelicidade. Ora, Joana, vamos combinar, isso foi infantilidade sua. E por que? Porque de fato eu não grafei corretamente o nome da famosa brasserie Lipp, bem ali a frente do Deux Magots, se não me falha a memória na esquina do blvd Saint Germain com rue de Rennes. Ok, eu me enganei, mas o que isso tem a ver com a questão?

Da mesma forma que algumas tribos norteamericanas não escrevem mais nigth e sim "nite", o uso corrente da língua transformou coloquialmente a grafia da palavra, a expressão "gueler", no entender de amigos meus de origem corsa, se aplica tb ao ato de vomitar. Por oportuno peço desculpas porque me faltou cortezia com vc, na verdade eu fiquei irritado com sua proposta de torcer contra os franceses pela razão que vc expõe, mas não tinha o direito de ser pouco polido. Vc sabe, noblesse oblige.

Isso exposto, pouco importa a análise da questão, se eu escrevi gueler ou gueuler. Aliás, o famoso "ferme ta gueule" não significa somente "gritar, reclamar" como vc supõe. Dependendo do momento, ferme ta gueule quer dizer cale a bca.

Sobre a palavra expatriado, sugiro que faça o que me sugeriu, consulte um dicionário. E veja o que diz o Aurelio:

[Part. de expatriar.]
Adj.
S. m.
1. Que ou aquele que sofreu a pena de expatriação, ou que se expatriou; exilado.

Que eu imagine vc não sofreu nenhuma punição que tenha lhe suprimido a pátria. Tb imagino que não seja uma exilada, já que essa condição felizmente não mais nos atinge. Assim, não concordo que tenha cometido nenhum erro ao questionar sua condição de "expatriada em Paris".

Quanto ao pot au feu.... ué, vc não gosta de ensopado?

E ainda sobre o Pinot Noir, na verdade A Pinot Noir, já que é o nome de uma uva, das principais videiras da região da Borgonha. Tomei alguns e que não eram "duros" como vc sugeriu e tampouco inacessiveis para o meu bolso à época (1970/1980).

Falemos um pouco da questão que vc tachou de "revolta de periferia".

Contrariando rigorosamente o que vc diz, não concordo que o objeto da politica segregacionista de Sarkozy, que vem lá dos tempos de Poniatovisky (governo Giscard D´Estaing = " la France aux français", sejam os franceses. É ação dirigida contra aqueles que mesmo já tendo a cidadania francesa, são magrebinos ou originários de paises africanos. O Sarkozy os chama de racaille e vc acha que eles são franceses?? Esse é o discurso do Chirac menina!

Depois da cagada que o De Gaulle fez na Argelia, a França ficou com uma dívida eterna. Franceses são tb xenófobos, tem o umbigo instalado no espírito e isso é condenável, tanto quanto uma jovem jornalista brasileira conclamar vingança por causa de uma partida de futebol, lá se vão oito anos. Fique certa que os acontecimentos do final do último ano não teriam a beligerância que tiveram, caso o destino fossem bretões ou alsacianos. Não me preocupo em classificar esse povo de francês ou imigrante porque o fato concreto é que eles VIVEM como imigrantes. São eles que são expressos na taxa do chomage, cada vez mais alta.

E para concluir, sobre o meu mau humor, segundo vc adquirido com os Parisienses, não é nem de longe a verdade. O que me sobra é senso critico e respeito. E isso eu tenho muito pela França e principalmente por Paris. Fui acolhido carinhosamente, sempre tive meus direitos individuais respeitados, eles lá no canto deles e eu e minha mulher (uma ex bolsista do governo francês em Paris V - matemática, e eles lá, com suas caracteristicas e cultura. Para mim seria impossivel divulgar via Web, mesmo pretextando ser uma brincadeira, o convite à vingança. Aliás, ouvi o simploríssimo Cafu dizer em entrevista que esse sentimento de vingança é coisa menor.

Voilá, je m´arrete, torça o quanto desejar contra a França, malgré tout, eu vou fazer o mesmo. Só não estarei imbuido de espírito vingancista.

Tome por mim uma sopa de cebolas no Pied du Cochon caso ele ainda exista. E tente tb um bom Borgonha, mesmo que seja um pouco caro. Há prazeres na vida que são imperdiveis. Ça vault le coup.

um grande beijo pra vc.
Flávio Rodrigues

7:26 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Caro Flavio. Fico com a definiçao do Houaiss:

Acepções
■ verbo
transitivo direto e pronominal
expulsar ou sair da pátria; exilar(-se)

Isso mesmo: sair da pátria

Sem mais,
Joana

10:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu queria encerrar minha participação nas msgs ao blog, lembrando a Joana que a definição do Houaiss sobre expatriar não coonesta sua afirmação de que é uma expatriada em Paris. Joana vive na França porque quer. Se estivesse realmente incomodada com zoação de motoristas frances por causa da derrota em 98, bastava voltar para casa, afinal a Air France tem vôos cotidianos para o Brasil.

Embora eu não seja um motorista de taxi gaulês que faz a rota Roissy em France - Charles de Gaulle até o Trocadero, não posso deixar de fazer minha zoação especial a todos que postaram msgs endossando a idéia de vingança. Li alguns absurdos como o que disse o tal do Thirochas: "Tenho sangue nos olhos, muita vontade de mandar esses franceses viadinhos para aquele Lugar" Lamentável, é o mínimo que posso dizer.

O sentimento vingancista desmedido não foi legal. Coloca seus defensores como cidadãos do terceiro mundo, pessoas pequenas, de espírito de porco.

Torcer pelo Brasil era legítimo e esperavel. Afinal temos a melhor seleção, os melhores jogadores do mundo ali estão. O que essa seleção não tem é vergonha na cara, abnegação.

É isso ai.

A plus jamais.

Flávio Rodrigues

11:34 PM  

Postar um comentário

<< Home