PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Riô e seus apostos

A morte dos três franceses no Rio foi notícia em todos os jornais daqui. Um argumento a mais para quem me perturba com essa história de «Riôôôô, oh mon dieu!!! C’est dangereux!!!». Não digo que não é verdade. E claro que a violência está pegando, mas neguinho acha que é guerra civil, que não se pode sair na rua. Anyway, o que me irrita mais é que nas matérias de jornal e TV, a palavra Rio nunca vem sozinha. Tem sempre um aposto do tipo «uma das cidades mais violentas do mundo» ou «conhecida por seus crimes a mão armada» etc. Outro dia estava assistindo ao telejornal e passou uma reportagem linda sobre o desfile na Sapucaí. Fiquei toda-toda até que no fim da matéria o jornalista manda: «Uma festa que cai bem, num dos lugares mais sangrentos do planeta»... Geeeente, «um dos lugares mais SANGRENTOS do planeta»???? Se eu tivesse ligado a televisão naquele momento acharia que o cara estava falando do carnaval no Iraque!!!


Riô, capital do Brasil

O Le Figaro é um dos melhores jornais da França na minha opinião, mas hoje ele me deixou de mau humor. Como se não bastasse esculhambar o Rio, disse que a cidade é a capital do Brasil. Vous parlez Français? Eis a prova em imagem :

4 Comments:

Blogger Simon said...

Joana,

Sabe que a gente pensa e fala assim do Rio.E uma pena mas é assim!Cuando se fala do Rio nos jornais é pra falar de coisas malas;cuando não se fala da violença, se fala do sexo...A gente tem que ver pra saber mas infelizmente "les chiffres parlent d'eux mêmes" et cela suffit parfois pour se faire une opinion. Quelle honte de dire encore que Rio est la capitale de brésil même si je reste persuadé que beaucoup de gens pense encore que c'est vrai!!!

Como não sei quem disse : o Rio se ama ou se odia!!

beijos

7:22 AM  
Blogger Bete Tojal said...

Joana
Fiquei muito triste com o ocorrido; também trabalho com população de rua e menores transgressores.
Existe técnica até para ajudar - muitas vezes "ajudar" não é tirar alguém da rua e colocar na sua casa, e sim colocar esse alguém na casa "dele".
Bete

6:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Joana, descobri teu blog navegando por aí. Sou jornalista e estou pensando em voltar para a França, onde estudei por um tempo. Gostaria de saber um pouco sobre como é o mercado de trabalho para jornalistas por aí. Meu email é helekem@hotmail.com. Valeu!

3:00 AM  
Blogger Frederico said...

Isso aqui voltou a existir ?!?!?!?!!! pois sabia que não custava nada deixar o Pariscópio lá, quieto em minha lista. Pois que boa coincidência. o imBLOGlio passou um mês - ou algo do gênero - suspenso mas, pronto, já "voltou às aulas". Estamos on.

3:04 AM  

Postar um comentário

<< Home