PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

quinta-feira, agosto 31, 2006

Perco a vida mas não perco a piada!

A Alemanha, tão traumatizada pelos horrores da Segunda Guerra, está aos poucos espantando seus fantasmas. Tanto é que uma editora alemã acaba de publicar um livro sobre o humor na era nazista. Uma espécie de coletânea de piadas que eram contadas na época do Hitler, sobre o Hitler, derrubando mais um tabu no país.

Tem, por exemplo, aquela do Hitler visitando um hospício e sendo recebido por todos com a famosa saudação nazista. Ao passar pela fila de pessoas com os braços erguidos, o ditador percebe que uma mulher não esta saudando e pergunta: "Por que você não está fazendo como os outros???" Na maior naturalidade ela responde: "Porque eu sou a enfermeira, oras, nao sou louca!!!"

Pode até não ser a piada mais engraçada do mundo, mas o autor Rudolph Herzog conta que anedotas como essa eram contadas abertamente nos primeiros anos do Terceiro Reich. Ele explica que elas funcionavam como uma espécie de terapia para a população, ajudando as pessoas a aliviar a enorme pressão em que viviam.

Mais para o final da guerra, contar uma piada assim virou motivo para pena de morte. O livro relata a história de uma empregada do departamento de munições do governo nazista que não resistiu e contou a seguinte:

O Hitler e o Hermann Göring estavam no topo da torre de radio de Berlim. O Hitler vira pro Göring e diz: "Eu queria tanto fazer alguma coisa para animar o povo desta cidade". E o Göring responde: "Por que vc não se atira aqui do alto???"

Um colega que ouviu denunciou a engraçadinha às autoridades. Depois de julgada e considerada culpada pelo crime de "obstrução dos esforços de guerra" por seus comentarios sarcásticos, a mulher foi executada em 1944.

Perdeu a vida mas não perdeu a piada...

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bizarra esta história...

10:53 PM  
Blogger Frederico said...

caramba... que horror. // Joana, no domingo, assisti ao jogo BRASILx ARGENTINA. No intervalo, Galvão Bueno falando e, ao fundo, que música estava tocando no estádio? com o arranjo de black eyed peas... Mas que nada! :-)

3:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Achei o máximo. como é mesmo o nome do livro?

9:53 PM  
Anonymous moreno pacheco said...

hahaha, já li um ótimo sobre as piadas contadas atrás da cortina de ferro.

Uma era assim:

Numa célula do partido comunista iugoslavo, um desavisado comemora a aprovação de um deliberação de seu interesse:

- Graças a Deus!

Um companheiro, ao seu lado, o repreende:

- Camarada, aqui na Iugoslávia não falamos "Graças a Deus". Falamos "Graças a Tito!".
- E quando Tito morrer?, o primeiro pergunta.
- Aí, então, diremos "Graças a Deus!".

6:49 PM  

Postar um comentário

<< Home