PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

quinta-feira, julho 06, 2006

Saboreando a vitória...

















Depois de passar a noite toda fazendo a festa nos Champs Elysées, muitos parisienses tiveram que acordar cedo para trabalhar (é, por incrível que pareça, tem gente que trabalha na França...). Apesar do cansaço e da ressaca, o pessoal aqui contina saboreando a vitória. Como não poderia deixar de ser, os jornais de hoje dedicaram um espaço imenso ao sucesso da seleção. Na capa do L’Équipe, esportivo mais vendido do pais, uma foto de página inteira mostra Zidane vibrando depois do penalty e o titulo: “O Gol da vida deles”

No Le Parisien, a manchete de uma palavra só, em letras garrafais, descreve o jogo de ontem: FABULOSO.

Já o Le Figaro fala dos momentos de sufoco vividos pelos jogadores na difícil partida contra Portugal... Enquanto o jornal de esquerda, Libération, já pensa no dia D, com o título “Domingo em Berlim”.

A classificação para a final, aliás, é o assunto do dia. Nos cafés, no metrô, nas ruas da capital francesa SÓ se fala nisso. E o clima é de muito otimismo. Vi um torcedor na televisão que aposta no mesmo placar da vitória de 98 contra o Brasil. E o mais engraçado é que ele dá os detalhes: "Três a zero, com gols de Sagnol, de cabeça, Zidane, cobrando falta, e Trezeguet, com o pé esquerdo."

O pior é que, se o cara acertar seu prognóstico, os franceses não vão aposentar tão cedo o famoso: "Et un. Et deux. Et trois... Zéro!". Já pensou? Coitados dos italianos, vão ter que agüentar a musiquinha mais chata do mundo por um bom tempo...

Mas, independentemente do resultado, o fato é que por aqui ninguém duvida que a equipe de Raymond Domenech traga a taça para casa. Nem que a festa no domingo, na avenida mais famosa de Paris, seja ainda maior e mais animada do que a de ontem.

2 Comments:

Blogger Frederico said...

Joana, tenho uma predileção especial pela França; gosto dos países latinos europeus - todos - mas tenho um salão no coração dedicado a França. Não, não conheço pessoalmente (minha mulher conhece, mas foi aí antes de nos conhecermos) mas procuro estudar a língua (aos poucos) e conhecer a cultura, história et al. Mas não vou torcer pra França não. Ou melhor... nem sei se vou torcer para alguém no domingo... melhor ir dar uma caminhada na lagoa ou na praia... ou um cinema. Tô de ressaca de Copa. :-)

5:03 PM  
Blogger Frederico said...

ah, esqueci de dizer: seus comentários entraram sim. É que no imBLOGlio eles não entram automaticamente. Tenho que ir lá e publicar. Mas eles já estão lá, abrilhantando o blog. ;-)

5:05 PM  

Postar um comentário

<< Home