PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

domingo, julho 02, 2006

Ah, mon Dieu! Mais quatro anos, nããããão!

Depois de pagar a aposta, ainda tive que agüentar muita gozação...


Pois é. Não foi desta vez. Campanha, torcida, reza forte, mandinga… Não adiantou nada. A seleção mostrou que não é constelação coisíssima nenhuma. Nossos jogadores podem até ser grandes estrelas, só que isoladas umas das outras em galáxias completamente diferentes.

Divagações astronômicas à parte, o fato é que meu calvário continua. O juiz mal apitou o fim da partida e a aporrinhação recomeçou! Primeiro tive que pagar a aposta. Antes fosse em dinheiro. Mas que nada! Paguei na base da humilhação mesmo.

O combinado era o seguinte: se o Brasil ganhasse, todos seriam obrigados a beijar a bandeira do Brasil e dizer em alto e bom som que a final de 98 foi comprada. Se fosse a França (o que para mim estava fora de cogitação!), eu teria que cantar a Marseillaise. Como sou uma mulher de palavra, lá fui eu, enrolada na bandeira do Brasil, microfone em punho, cantar o hino mais sangüinário do mundo para uma platéia de François. “Allons enfants de la patrie…”

Castigo pouco é bobagem…

Mas quem disse que meus amigos gauleses se deram por satisfeitos? Os engraçadinhos já tinham pensado em todas as formas de me sacanear. Claro que um placar de um a zero não ajuda muito na hora de elaborar as zoações futebolísticas do gênero, mas tenho que admitir que nao faltou criatividade.

Depois do jogo, meu único consolo era achar que tinha me livrado do famoso « Et un, et deux, et trois… zero ». Com o resultado de ontem, a musiquinha mais chata do mundo ficou velha e se aposentou, certo? Errado. Bastou mudar uma palavrinha e pronto: « Et un, et deux, et trois… victoires ». Pois é: para os franceses, melhor que um placar de três a zero é um histórico de três vitórias seguidas sobre o Brasil em copas do mundo.

Os sacanas, claro, nao poderiam deixar de me lembrar que a última vez que o Brasil venceu a França foi nos tempos do Pelé. E que com o “Gronaldo” – brincadeirinha que mistura o nome do nosso craque (?) com o adjetivo gros, que significa gordo em francês – a gente nao mudaria a tendência tão cedo… Gente, eu preciso agüentar uma coisa dessas?! Então, tchau! Saí do bar ao som de: “Ils sont où? Ils sont où? Ils sont où les brésiliens” (cadê vcs? cadê vcs? ô, brasileiros, cadê vcs?).

Cheguei em casa deprimida, tomei um lexotan e desabei na cama (o Marc foi direto para o sofá, claro). Afundei a cara no travesseiro e chapei, crente que passaria algumas horas em paz. Mas que ingenuidade! Tive pesadelo a noite inteeeira. Pesadelo, não! Um verdadeiro show de horrores, bolado com requintes de crueldade pelo meu subconsciente.

Já nos primeiros minutos de sono, dei de cara com o crápula do Thierry Henry. Com uma voz macabra, de Darth Vador, ele manda:
"Tá veeeeeendo? Queeeeeeeeem mandou estudar?! Se tivesse dedicado menos tempo aos livros e mais ao futebol... Poderia ter virado técnica da seleção no lugar do Parreira e evitado essa vergonha nacional!”
E o homem sai correndo atrás de mim, como se eu fosse uma bola de futebol! Roberto Carlos, larga a meia e pára este homem, pelamordedeus!!!! Socooooooorro!!!

Quando fugia, vi um carro se aproximando:
“Tááááááááááááxiiiiiiiii!”
- Aeroporto internacional! Rápido, por favor!
- A senhora vai para onde com tanta pressa?
- Tô voltando para o Brasil. De vez!
O motorista aponta para o alto:
- Tá vendo aquele avião ali?
- Ahã.
- Vai para a Alemanha... Foi lá que a França eliminou o Brasil.

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

hehehehehe seu sonho foi engraçado!!!

é eu sei pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Nossa nem tem o q dizer sobre a atuação do Brasil, vi especialista, ex-jogadores, o escabal...mas ainda ñ da pra acreditar neh!!!

Bo um abraço Joana, aguenta firme ai!!!

douglasantos_19@hotmail.com

11:58 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Sonho, não! Pesadelo!!! Show de horrores! Hahahaha! Valeu pela força! Bjs.

12:02 AM  
Blogger Joana Calmon said...

Boa idéia, Beatriz! Alias, vc viu que a imprensa aqui ja começou a fazer campanha para que o Zidane desista da aposentadoria???

12:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eh Joana, dançamos feio nessa história e pra mim a ficha não caiu, nem ouvi nada que me levasse a meio caminho de entender como acontece o congelamento de um time. Será que foi odor do queijo como sugeriu o Agamenon ? O que podemos tirar de positivo disso tudo é que vimos todos os brasileiros ( exceto alguns pelasacos ) voltados para um objetivo. Agora sabemos que se o objetivo for pressionar nossos políticos com esse vigor vamos dar a virada de mesa e nos tornar um verdadeiro país. Um beijo,
Carlos- cwfaber@bol.com.br

12:34 AM  
Blogger Joana Calmon said...

Então vamos lançar uma nova campanha, Carlos: Chega de pizza!
Que tal?

12:38 AM  
Blogger Frederico said...

Joana, o chicooooooo sou eu? olha, que pesadelo... ontem à noite saí tinha, excepcionalmente, dois aniversários; num bar e num casa na gávea. Só se falou no corpo mole desses jogadores (?). COM CERTEZA estão aliviados, acabaram as concentrações, cada um vai para suas viagens, mansões etc e tal, aproveitando as férias do futebol europeu. E nós aqui, derrotados, tendo acreditado no compromisso e seriedade daqueles caras. Ainda bem que acabou Parreira, Roberto Carlos, Cafu... Nem quero mais saber de Copa, por ora... vamos torcer pra Portugal mas meio assim, de viés, de lado... (tipo "tô nem aí").

1:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

E vc já deve saber porque o Roberto Carlos ficou arrumando a meia e não colou no Henry? Catinga, minha filha. eu disse, eu avisei, francês fedido ninguém aguenta, é melhor perder copa do mundo.

P.S. e desculpa mais uma vez a falta de educação chamando francês de fedido, mas é que desde que um francês reclamou do cheiro do meu delicioso bolo de pesto to revolta.

1:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Joana,

O sinto muito pra a derrota da seleção e posso te asegurar que não farei parte dos franceses que vão zoar os brasileiros.

So gostaria saber, como ja pedi, o que significa "vancifugé" ?

Entendo que vai ser dificil pra os brasileiros que morrem em França mas o futebol frances não tem a historia da seleção e ganhar a seleção é quase mais bonito que ganhar a copa!!

So posso esperar que pra a proxima copa, as estrelas brasileiras estarão realmente estrelas e não somente sombras de estrelas porque o mundo enteiro sabe que a magia é brasileira e são jogadores brasileiros que façam sonhar a gente.

Obrigado pelo site bonito, adorei ler vocês.

Simon

10:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esquecei o meu mail : simon.corbi@gmail.com

obrigado e bom dia!

10:31 AM  
Blogger Joana Calmon said...

Gente, vou ter que explicar para o nosso "amigo" francês Simon o que significa Vancifudé. Ele não entendeu a piada do Agamenon. Sorry pela baixaria, mas o trocadilho é o seguinte:
"Van" soa como "vão" = Allez
"ci" soa como "se" = vous
"fudé" soa como "foder" = faire foutre (pardon my french)
Junte tudo e vc tera, enfim, a sua resposta. é mais ou menos isso que muitos brasileiros gostariam de dizer aos franceses depois do jogo (e talvez aos nossos jogadores também?!?!?!).
Bjs e parabéns aos Bleus,
Joana

11:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado pela resposta e parabens ao Agamenon pra ter encontrado isso!! E legal!! Claro que é mais facil aceitar isso depois da derrota da seleção mas bom gostou a bobada!!!

Bjs,

11:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Joana,
estou tão triste que vou ficar um mês sem comer pão françes e vinho também.

Abs.

2:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana
Você está aí há 4 anos, e passou rápido - mais 4 anos vão passar rápido também.
Fiquei triste com a derrota dos jogadores (não foi derrota do Brasil, porque país não joga futebol!), mas fiquei feliz pelo Marc - ele é um cara muito legal!
Bete

3:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hilário o seu sonho!!!Também sonhei com futebol. Logo eu, que nunca simpatizei com os grandes campeonatos...Acordei moída e de mal humor...rs

8:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

.
Joana, você disse:

"Pois é. Não foi desta vez. Campanha, torcida, reza forte, mandinga… Não adiantou nada."


Mas faltou uma coisa, para proporcionar a vitória, faltou convocar a seleção.

Sim, pois o que estava em campo era um time de várzea e não uma seleção.

6:22 PM  

Postar um comentário

<< Home