PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

quinta-feira, julho 06, 2006

Deu no Niuiorquitaimes...


















Os americanos podem até não jogar muita bola, mas pelo menos tem jornalista nos EUA que entende do assunto. Achei perfeita a análise do New York Times sobre o desempenho francês nesta Copa (tradução livre minha):

"A França encontrou a coesão na hora certa, depois de chegar mancando na Copa do Mundo. Na primeira fase, a equipe estava fraca e corriam boatos de conflito dentro do time. Os Bleus pareciam fadados a deixar a competição de forma prematura e tiveram que lutar para se classificar. Mas foi só o desafio aumentar que o nível de jogo da equipe da França subiu no mesmo ritmo. O renascimento dos Bleus teve um efeito tonificante para um país que está precisando disso. Desgastada pelos problemas sociais nas grandes cidades e na periferia, paralisada na esfera politica, a França se une em massa atrás de uma equipe que traz à tona lembranças de um passado mais glorioso."

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito bem a tradução, isso é uma boa analise sobre o desempenho francês nesta Copa. Em tanto pensar que a união em massa atras da equipe da França pode mostrar um crescimento do moral dos Franceses ou que esse desempenho pode arrumar os problemas sociais da França , tudo isso é pura utopia americana, no acha?

Os problemas após cada festa são os primeiros sinais que mostram que os problemas seguem. Aqui deixo o endereço de AFP França que fala sobre essos problemas. Joana poderá traduzir a bandeira mostrada por jovem franceses que diz "Les racailles vont vous ramener la coupe, ç'est pas magnifique ça".

Saudações

4:02 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Simon, não veio o link... acho sensacional esses dizeres na faixa. vou procurar a foto e publicar no blog com traduçao. concordo com vc que futebol não resolve os problemas, mas estou de acordo com a opinião do NYT quando diz que o apoio à equipe une as pessoas em torno de um objetivo em comum e que isso, de uma forma ou de outra, tem um efeito positivo, na medida em que levanta o astral (remonte le moral) da população.

4:42 PM  
Blogger Frederico said...

Joana, notei uma coisa no texto do NYT. O texto cairia como uma luva para o Brasil (“Desgastada pelos problemas sociais nas grandes cidades e na periferia, paralisada na esfera politica”) mas foi tudo o inverso; quando começou o desafio o escrete canarinho (chamada por aqui de seleção canalhinha, já ouviu?) mostrou falta de interesse.

5:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

O sinto,esquecei o link mas você encontrou a fonte.Obrigado pra ter traducido e explicado tudo!!! Que jornalista!!!
Concordo tambem com você quando diz que tudo isso pode ter um efeito positivo de uma forma ou outra mas so queria dizer que no é suficiente pra que a levanta do astral do povo demorra ...
De novo obrigado pelas explicações!!!

Boa tarde!!

Agora os brasileiros vão torcer pela França ,é??

8:09 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Simon, eu é que agradeço por mais uma colaboração. Achei sensacional aquele cartaz. Seguinte: não botei as fotos da comemoração de ontem ainda porque usei a câmera de um amigo e ele ainda não me mandou. Cara, a festa foi irada! A gente assistiu ao jogo no apartamento de uns amigos do lado do Arco do Triunfo. Ficava no primeiro andar e a janela dava para o teto de um bar, fazendo tipo uma varanda sem grade. A gente botou as caixas de som para fora e a musica I will survive "en boucle" a noite inteira e ficamos lah cantando e fazendo coreografias doidas. A galera que passava embaixo parava para dançar com a gente. Foi muito emocionante. Acho que vc vai gostar das fotos, mas eu confesso que to com medo de o pessoal aqui me chamar de "traitre"... hehehehe. Mas, sério, assim que receber, boto no ar. Prometo. bjs.

9:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu tambem achei sensacional aquel cartaz!!! A festa parece ter sido muita boa!!! Aqui em Toulouse foi demais tambem e o dia de ontem foi dificil com uma ressaca bem viva!!! Espero as fotos e eu prometo no falar de "traite" mas os outros brasileiros !!!!??? hehe!!

Vou te mandar num mail um artigo do jornal o mundo pra acabar com o assunto serio e tambem um blog (que ja talvez conhece) bem engraçado que fala da "disputa pelo Troféu Chupeta de Ouro"

Pra falar um pouco da musica "I will survive" espero que se ganha França vai mundar a musica porque eu não posso ouvir mais essa!!!Faz oito anos que ouçamos essa e no quero ouvir 8 anos mais!!!

Um beijo
Simon

10:05 AM  

Postar um comentário

<< Home