PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

segunda-feira, julho 31, 2006

Agruras dos não rubro-negros

Eu, que sofro diariamente com a aporrinhação dos nossos algozes futebolísticos aqui na França, sei bem o que Bete, Cláudio, Daniel e muitos outros não-flamenguistas estão sentindo neste momento. Nada pior, depois de perder, que ainda ter que aturar a zoação de quem ganha. No caso do Flamengo, mesmo não sendo torcedor do time derrotado, a vitória é sempre dura de engolir. Nosso time é ao mesmo tempo o mais amado e o mais odiado do mundo. Prova disso é que muita gente que nem é vascaína está sofrendo com mais esta glória do Mengão (né, Bete?!).

Por respeito à dor daqueles que criticaram o meu post anterior (e que representam 50% dos meus 6 leitores), não vou repetir que o Fla é o melhor, nem que estaremos em Tóquio em 2007, nem que o vasquinho é penta-vice do Mengão. Longe de mim querer prolongar o sofrimento de meus queridos leitores!!!

Mas não posso deixar de expor minha teoria: o sentimento dos não rubro-negros não é exatamente de ódio ou desprezo pelo Mengão. Na verdade, é mais uma mistura de frustração e arrependimento. Explico: pouca gente se lembra como, quando e por que decidimos que seríamos torcedores de tal ou tal time. Essa “escolha” normalmente ocorre quando somos muito novos e, na maioria dos casos, quem decide por nós é o pai, um tio, um irmão mais velho... Nos presenteiam com uniformes, roupinhas, bolas e brinquedos nas cores do clube. Quando nos damos conta, já somos torcedores de um determinado time desde criancinha e não tem mais volta. Afinal, não há humilhação maior neste mundo do que ser tachado de vira-casaca. Resultado: aqueles que não tiveram a sorte de terem sido apadrinhados por um flamenguista acabam vivendo eternamente frustrados, sabendo que nunca terão a orgástica experiência de vibrar com um gol do Mengão. Para aqueles que sempre sonharam em silêncio em um dia sentir a emoção de assistir a uma vitória histórica de dentro da torcida flamenguista, aqui vai um gostinho:
http://www.youtube.com/watch?v=ubHrTPMRAHg&search=meng%C3%A3o
http://www.youtube.com/watch?v=7RdHQQzPAxk

4 Comments:

Blogger Frederico said...

:-))))))))) Boa demaaaaaaaaais sua consideração em relação aos nossos irmãos desafortunados, Joana. E os vídeos, tão bons quanto. Vou chamar uma coleguinha minha aqui pra ver...

8:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que bom joana!! Adoro a sua forma de não dizer as coisas. Tambem gosto de ler zoações entre brasileiros! Eu posso ler com o sorriso grande sem sentir a frustação de não ser rubo-negro!!

10:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Joana
Pior do que ser flamenguista é ter vizinho flamenguista, que não deixa ninguém dormir.
Bem, na verdade, no último jogo ele estava muito rouco e incomodou pouco.
Bete

5:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom este post,é uma boa explicação para o recalque dos torcedores dos outros times.
Ah,deu hoje no jornal da globo que a música que os franceses fizeram em "homenagem" ao zidane ,está em primeiro lugar aí. Lembrei que você já tinha falado desta música num post antigo.

5:21 AM  

Postar um comentário

<< Home