PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

quarta-feira, julho 19, 2006

Favela Chic ou puxadinho à parisiense

Paris, quem diria, também tem favela. Mas favela aqui é chic. E não estou falando do bar.

Nestes tempos de aluguéis exorbitantes e diárias de hotel impraticáveis, os pobres da capital francesa arrumaram uma solução original enquanto o frio não volta.

Pra que se enfurnar naqueles abrigos apertados e calorentos, quando se pode morar na beira do rio Sena ou no coração de um dos bairros mais chiques da cidade? Sem-teto francês, que não é bobo nem nada, fica com a segunda opção. E não paga nada por isso. A única dureza é escolher um entre tantos endereços chiques!

Já sei, já sei. Você está se perguntando CO-MO construir barracos e puxadinhos em pontos tão nobres. Explico logo: não precisa de cimento nem tijolo. Basta montar uma barraca de camping. São centenas delas, todas verdinhas, espalhadas pelas calçadas da capital. Mas essa favelização padronizada é, na verdade, um acidente de percurso. As tendas que agora pipocam pela cidade foram distribuídas no inverno passado por uma ONG, com o unico intuito de proteger do frio os pobres que não conseguiam lugar nos centros de acolhimento.

Ironia do destino, em época de canícula, ninguém fica do lado de dentro. As barracas têm uma função, digamos assim, de marcar território. Delimitar o terreno de cada um. E, claro, guardar coisas. Todo mundo prefere ficar ao ar livre. Na hora das refeições, o menu costuma ser churrasquinho, regado a muito vinho nacional ou cerveja (que, cá entre nós, desce muito melhor no verão). À noite, nada como dormir em cima de um bom colchão inflável sob o luar e as estrelas, com a torre Eiffel piscando ao fundo e aquela brisa fresquinha...

Como não podia deixar de ser, a novidade estival provocou a ira de muitos parisienses. Ao se deparar com as tendas, muita gente foi correndo prestar queixa e exigir que as autoridades acabem logo com a "mordomia".


Tem parisiense morrendo de inveja: "Onde já se viu casa de ralé tão bem localizada??? Mendigo morando melhor do que moi??? Nananinanão!!!"

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Joana
A gente não costuma notar os necessitados, a não ser quando eles nos incomodam...
É muito triste morar nas ruas, até mesmo nas ruas de Paris (até porque Paris é bem mais fria que o Rio)...
Você é uma pessoa muito especial. Não sei se você poderia se engajar em algum trabalho social aí para tentar melhorar a situação deles.
Bete

5:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Existe uma grande diferença entre um "sem teto" brasileiro e um francês. Na França os serviços sociais funcionam a todo vapor para enquadrar estas pessoas e integrá-las. Claro que existem as que estão nesta situação por necessidade, mas muitos escolhem esta vida, para sair do esquema, ou protestar e que se recusam a receber ajuda.

11:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Aqui também já tinha gente se aventurando a morar em barracas de camping nas praias de Ipanema e Leblon. Foram poucos casos, mas foram retirados rapidamente... Quanto a não ser bobo, não são só os franceses não. Você acha que alguém iria preferir sair da Rocinha para morar em destes conjuntos na Zona Oeste, para onde, vira e mexe, são removidos moradores de área de risco??? É ruim, hein... O mundo é igual ao futebol: não existe mais bobo...

2:05 AM  
Blogger Frederico said...

Pedintes parisienses são chiques mesmo hein... ai ai, a França... ô terrinha chique. Beijos, Joana!

10:29 PM  

Postar um comentário

<< Home