PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

sexta-feira, julho 21, 2006

Paris 40 graus

Todo inverno é a mesma coisa. Não paro de reclamar do maldito frio que adentra meus poros e congela até a minha alma. Fico num mau humor da peste, puta da vida mesmo, em depressão, me perguntando por que diabos eu larguei as praias cariocas por esta cidade cinzenta. A resposta não convence nem a mim mesma, mas eu vou ficando. Diante de tal inércia, só me resta torcer para o verão chegar logo. E prometer, jurar por tudo o que há de mais sagrado, que eu não vou reclamar do calor quando ele chegar.

Mas, sinceramente, está dificil cumprir a promessa. A quentura nestas terras é pior do que no Brasil! E não é so porque aqui não tem aquela brisa do mar fresquinha nem água de coco gelada. O pior de tudo é que lugar nenhum tem ar-condicionado. Pode acreditar. Na maioria dos restaurantes, cafés e bares da capital francesa, simplesmente não existe esse objeto tão corriqueiro no nosso dia-a-dia tupiniquim. Nos escritórios e nas casas das pessoas, também não. É o tipo de coisa que você nem vê vendendo em lojas.

“Por quê?!”, você me pergunta, com ar incrédulo. Respondo: porque o calor aqui só dura dois meses e francês, zura do jeito que é, não vai gastar seus euros com um aparelho que, além de servir pouco, ocupa parte de um valioso metro quadrado. Um argumento, admito, nada desprezível. Basta ver os preços galopantes do mercado imobiliário. Um reles metrinho quadrado em Paris custa entre 5 a 10 mil euros. Traduzindo: o valor do ar-condicionado em si é uma bagatela comparado ao preço do espaço que ele ocupa.

Anyway, a não ser que você curta a sensação de estar constantemente dentro de uma sauna, fuja de lugares fechados. Locais a céu aberto também não proporcionam alívio muito maior, levando-se em conta a ausência de vento na cidade. Quer uma dica? Fique em casa, sentado em frente à geladeira. Com a porta aberta, obviamente!

Mas, falando sério, você deve estar se perguntando, desta vez com ar consternado, o que os parisienses fazem em Paris neste calor infernal (pronto, quebrei a promessa!). A resposta é: não fazem. Porque parisiense mesmo, legítimo, não sobra nenhum para contar história.

Entre os dias 14 de julho e 15 de agosto, só fica aqui quem não pode sair. Por falta de grana ou capacidade de locomoção. Tipo os velhinhos. Por que vocês acham que morreram tantos na época da canícula em 2003? Porque os filhos, netos e outros parentes desnaturados foram aproveitar o verão no bem bom das praias do sul (Saint-Tropez e afins) ou em ilhas paradisíacas no Pacífico, enquanto vovô e vovó ficaram fritando por aqui. Não deu outra: milhares de idosos foram encontrar São Pedro nas portas do céu e os familiares só descobriram quando voltaram das férias. Chegaram a tempo para a missa de sétimo dia e olhe lá!

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que pena joana!!! o sinto pra você mas aqui em Toulouse temos o vento quase sempre!! e sobretudo temos o ar-condicionado ao trabalho e a casa!!! sim sim!!! no sur, não temos medo de gastar pra morrar bem!! Vem pra la!!

boa couragem!!
olhe a video??
bj

2:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô Joana, este argumento do ar-condicionado é desprezível sim. Se é uma bagatela tem mais é que comprar... Como você mesmo disse, eles são é mão de vaca mesmo. Já saiu notícia aqui que essa onda de calor já matou 20 aí na França (http://br.news.yahoo.com/060721/5/170jv.html). Tudo bem que os franceses não estão acostumados ao calor, mas para nós, brasileiros e especialmente cariocas, é esquisito ver alguém sofrer tanto com 30 e poucos graus de temperatura (parece que aí em Paris bateu os 37° esta semana, né?)... Ao invés de ir pra Saint-Tropez, eles deviam passar um temporada em Bangu...
Bom, eu devo pensar assim porque eu odeio frio. Não sei se agüentaria viver na França por causa disso. Aí, com certeza, os franceses também não me entenderiam...

1:55 AM  
Blogger Frederico said...

Trinta e tantos graus, dependendo da umidade, já é um calor dos diabos. E para quem não está acostumado é, de qualquer forma, uma fornalha. Levando-se em conta o fato de não haver condicionadores de ar (não sabia disso!) ATÉ Paris fica desagradável. Cruz credo. :-)

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Uma pequena explicaçao addicional para meus amigos brasileiros que nao devem entender porque tem pessoas que falecem em francia.
Uma calor tao alta e um fato NOVO.
Començou en 2003 com la onda de calor que voces devem conocer (muitas pessoas faleceram).
Desde esta tempo as temperaturas no verao mudaram e este ano e de novo quentissimo.
Para dar um esemplo, e come se Rio virasse friiiisssimo no inverno. Claro que teriam pessoas falecendo porque aqui nao existe aquecedor (radiateur). Sera que tudo mundo pode comprar um pelo ano siguiente ? En todos os predos, apartamentos, casa, empresas ? Nao, infelizmente. E se o ano siguiente virou "normal", voce esquece que e importante comprar um. 3 anos depois, de novo vira friiisimo, e de novo.. problema.
E uma imagem , mas e para explicar porque este fato e novo em franca e que vai precisar tempo para que tudo mundo se adapta a vivir com temperada muito mas alta que normal durante 2 meses de verao.

Um abraço para todos.

PS: Pode parecer extranho mas eu sou frances morando no RJ e nunca uso o ar condicionado porque nao estou acustumado (como a mayor parte dos franceses).

3:08 PM  
Blogger Frederico said...

Aurelien, veja como somos, brasileiros e franceses, diferentes: lá em casa dormimos SEMPRE com o ar condicionado ligado, seja verão (quando é necessidade vital) ou seja inverno (que no Rio, você bem sabe, é apenas um “nome” porque frio mesmo não temos - ainda bem!). A gente “pega o gosto” de dormir com edredon e o zumbido do ar...

6:11 PM  
Blogger Joana Calmon said...

aurelien, valeu pela explicação adicional. muito boa a analogia dos aquecedores no rio. mas vc não acha que paris sempre foi quente demais no verão, mesmo antes da "canicule" de 2003? claro que não era um calor mortal (literalmente) como agora, mas as temperaturas ja eram altas o suficiente para justificar ar-condicionado em lugares fechados. mas obvio que é uma questão cultural. como disse o frederico, para muitos brasileiros, nada como aquele friozinho e aquele barulhinho durante à noite, faça chuva ou faça sol... bjs!

8:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

A onda de calor está se espalhando por todo lugar... Na Califórnia a temperatura chegou aos 46°!!! É a natureza cobrando a conta...

5:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana
Olha só! Aqui no Rio, em pleno INVERNO?, está fazendo 36o.
Aliás, não temos inverno, temos frentes-frias...
Acontece que no Verão (hemisfério norte)-Inverno (hemisfério sul) a Terra está mais perto do sol - como a Terra é um pouquinho inclinada, os raios solares chegam muito inclinados no hemisfério sul (fazendo o frio - brrrrrrrrr).
O calor que está fazendo aqui me faz crer que a inclinação da Terra está mudando - ela está ficando mais retinha?!?
Temos, prá AJUDAR, o fenômeno La Niña, que forma massas de ar quente, não permitindo que as tais frentes-frias cheguem ao Rio (e também no resto da região leste e na região centro-oeste). Lá no Nordeste e no Norte - é verão todo o ano...
E aí em Paris nem tem a brisa do mar para refrescar...
Em vez de ar condicionado (que acumula muita bactéria) você poderia comprar um ventilador, mantendo a sua janela de frente para a Torre Eiffel aberta.
Bete

3:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana,
hehe, vai dizer que eu sou bem parisiense porque passei mais veraos afora de Paris que em Paris mesmo...
Mas e verdade que nunca foi tao quente!
Para dar outra anedote, me lembro bem que cuando estaba viajando de carro, nao tinhamos ar condicionado e estavamos morrendo de sede nas autopistas, bebendo aqua, parando nos punto de gazolina etc...era um inferno viajar.

Pelos letores que entedem frances :

http://www.lemonde.fr/web/depeches/0,14-0,39-27756289@7-37,0.html?xtor=RSS-3208

Bjs

4:09 PM  

Postar um comentário

<< Home