PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

segunda-feira, julho 10, 2006

Pela porta dos fundos...

Pode ser loucura, mas a impressão que eu tenho é que os franceses estão mais decepcionados com a saída indigna de Zidane do que com o fato de a França ter perdido na final. Como eu disse no post anterior, além de uma segunda estrela brilhando na camisa, os franceses sonhavam com um adeus glorioso para o craque, que pendurou as chuteiras depois do jogo de ontem. Mas o gesto do jogador, que foi expulso na prorrogação depois de dar uma cabeçada no peito do zagueiro Materazzi, deixou os torcedores consternados. Ninguém esperava ver o herói nacional, considerado um exemplo para o país, deixar os campos pela porta dos fundos.

E, a cada vez que a televisão mostrava o replay da cena, a reação era a mesma: Pourquoi mon Dieu? Por quê? Por que Zidane fez uma coisa dessas? A incompreensão tomou conta dos torcedores. E, antes mesmo de a partida terminar, a sensação era de derrota. Afinal, além de perder um dos melhores jogadores em campo, o time ficaria desestabilizado psicologicamente. Não deu outra. E para piorar, foi justamente Trezeguet, que bateu no lugar de Zidane (dizem), que perdeu o penalty.

Hoje, na ressaca da derrota, todo mundo aqui só fala na despedida "vergonhosa" do craque, que não foi nem receber a medalha. A França quer entender o que o Materazzi pode ter dito para deixar o ídolo tão irritado. O boato que está rolando (segundo o inglês "The Guardian") é que o italiano chamou Zidane, que tem origem argelina, de terrorista. Por enquanto essa versão não foi confirmada e talvez a gente nunca saiba a verdade. Mas os franceses acreditam que só pode ter sido algo desse nível para tirar do sério o (ainda assim) mais querido jogador do país.

A manchete do jornal "20 Minutes" troca o THE END por ZI END, brincando com o nome do craque expulso e o sotaque do francês, que pronuncia o "th" do inglês com som de "z"...








Mas a imprensa, em geral, foi menos bem humorada. Assim como muitos outros jornais franceses, o Le Figaro escolheu uma foto de Zidane de costas. "A Italia arrancou a Copa do Mundo... nos penaltis... no fim de um jogo estragado por um gesto feio de Zidane..."

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Joana
Perder é um dos resultados possíveis num jogo.
Colocar toda responsabilidade em cima de um só jogador é muito pesado para qualquer ombro - ele faz parte de um time. Isso também vale para os técnicos.
Não querendo defendê-lo: dizem que ele foi duramente ofendido.
Essa Copa quase não teve gols - e a maior parte dos poucos foi de bola parada.
Outra coisa - muitas partidas foram decididas nos pênaltis - acaba com os nervos de qualquer um e nem sempre o melhor time ganha.
Parece que a FIFA está querendo aumentar o tamanho das traves ou mudar alguns regulamentos para permitir mais gols e proporcionar mais emoções durante o jogo.
Tanto o time da França como o do Brasil passaram da condição de aplaudidos para vaiados, depois de 90 minutos... assim não dá...
Bete

9:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pode ser que eu esteja louco, mas não considero que ele tenha saído do futebol pela porta dos fundos. Lógico que foi um ato injustificado, mas a brilhante carreira de Zidane não pode se resumir a esta lembrança. É injusto com Zidane. A própria seleção francesa chegou à final quando ninguém acreditava (acho que nem o seu namorado acreditava, né Joana?) muito por causa do talento dele. Tudo o que ele ganhou - os títulos de melhor jogador do mundo, o título de melhor jogador desta copa (que deveria ser do Cannavaro), os títulos na Juve e no Real, os títulos na seleção francesa - e, principalmente, a arte que ele desfilou nos gramados de todo o mundo não podem ser simplesmente apagados.

E pra falar a verdade, por já conhecer o Materazzi no calcio, eu bem que gostei dele levar esta cabeçada... E eu também não teria ido buscar a medalha de prata coisa nenhuma...

Merci beaucoup, Zizou!!!

10:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana, eu concordo com voce, os franceses ficaram mais tristes pela "perta" de cabeza do Zizou do que pelo derota nos penaltis.
A italia nao jogou nada nesta copa, se qulificaram com ajudam de um juiz com um penalty inexistante.
Como voce falou, pelos franceses era o dia de Zidane sobre tudo, a pesar de ser o dia da finale. Depois de ver Zizou ir embora, ja era ! Vencer o Perder era ..."secondaire".
"L erreur est humaine" e Ficamos triste para ele porque ainda nao entendemos tudo do que aconteceu.

Entre Pele e Maradona, O zizou vai ficar tal vez um pouco mais perto do Maradona ao final...mais vai ficar o nosso craque.

PS: aqui no rio, eu vi muito brasileiros torcer pela franca porque nao quiz ver a italia ter uma 4ta estrelinha. Ficam com pena porque eles pasaram por uma grande decepçao tambem com o time deles.
Gostou da solidaridade deles hoje no trabalho porque eles privilegiam o jogo e adoram o zizou que les fiz sonhar um tempo.

10:41 PM  

Postar um comentário

<< Home