PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

terça-feira, agosto 08, 2006

De dar inveja ao MacGyver

Desde que Fidel assumiu o poder em Cuba, há quase meio século, a CIA e alguns cubanos exilados vêm tentando todos os planos imagináveis para se livrar do líder. Obviamente, nenhum dos atentados deu certo, mas a criatividade e a engenhosidade de alguns deixaria envergonhados os roteiristas dos filmes de 007. Pílulas envenenadas, charutos tóxicos e moluscos explosivos são apenas algumas das idéias mirabolantes inventadas para matar o presidente cubano.

Fabian Escalante, que durante muito tempo cuidou da segurança do el comandante, contabiliza mais de 600 tentativas de eliminar Fidel. Recém-aposentado, ele decidiu escrever um livro entitulado "638 jeitos de matar Castro". Escalante, que dirigiu o serviço secreto cubano e impediu a concretização de muitos desses complôs, conta com detalhes cada um deles. Um dos mais conhecidos é o charuto-bomba fabricado para explodir na cara do líder cubano. Ou a seringa carregada com veneno, e disfarçada de caneta, que seria usada por um traidor do alto escalão do governo revolucionário. Mas a lista de idéias bizarras não pára por aí.

Conhecendo a paixao de Castro por mergulho subaquático, a CIA recenseou milhares de moluscos do Caribe com o objetivo de achar um que tivesse conchas grandes o suficiente para comportar uma quantidade mortal de explosivos. A idéia era pintar as tais conchas com cores bem vivas e fluorescentes para atrair a atenção de Fidel debaixo d’água. Documentos publicados durante o governo Clinton confirmam que esse projeto realmente existiu, mas nunca saiu do papel. Outro plano relacionado ao hobby submarino de Fidel consistia em fabricar uma roupa de mergulho infectada por fungos que causariam uma doença de pele crônica.

Certa vez, um agente tinha uma pastilha de veneno, guardada na geladeira, para dissolver num milk-shake pedido pelo dirigente cubano. Mas na hora de pôr o plano em prática, ele não conseguiu desgrudá-la do gelo. Perdeu a chance.

Até uma antiga amante de Fidel foi contratada para assassina-lo. Desconfiado, Castro ofereceu seu próprio revólver para que ela cumprisse a missão. A moça, arrependendidíssima, recusou.

A mais recente tentativa séria de assassinato aconteceu no ano 2000, numa visita do líder cubano ao Panamá. A equipe de segurança de Fidel encontrou 90 quilos de dinamite debaixo do palanque onde ele iria falar.

Todos esses atentados malsucedidos acabaram gerando piadas sobre a suposta indestrutibilidade do presidente cubano. Uma delas conta que Fidel recebeu uma tartaruga de Galápagos de presente, mas recusou porque ela vive apenas cem anos. "Esse é o problema dos bichinhos de estimação, vc se apega a eles e os coitados morrem antes de você."

Mas depois da internação de Castro na semana passada, o povo cubano percebeu que seu líder não é tão indestrutível assim. A ironia é que não foi nenhum dos planos mirabolantes que abateu (pelo menos temporariamente) o chefe revolucionário, mas sim a idade e seu debilitado estado de saúde. Dois inimigos que Castro não pode mandar pro Paredón...

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Joana
Minha mãe e eu admiramos muito o Fidel e o Chê.
Todos vamos morrer um dia, isto é, abandonar o corpo de carne... alguns deixam uma marca tão grande na sua passagem, que nunca morrem na lembrança dos que ficam...
O Fidel é um exemplo de resistência pacífica e se
ele for assassinado, virará mártir.
Bete

6:33 PM  
Blogger Frederico said...

Adorei essa história “Até uma antiga amante de Fidel foi contratada para assassina-lo. Desconfiado, Castro ofereceu seu próprio revólver para que ela cumprisse a missão. A moça, arrependendidíssima, recusou.”, super romântica, típica de herói latino, El Comandante... // Você, mesmo aí em Paris tem o desprazer de ler certas coisas da Veja? Putz, a reportagem sobre Fidel, na veja dessa semana (a de 90 paginas sobre a China) é absurda!! Não é reportagem, é opinião do jornalista (completamente contra o regime). // Não se trata de defender ou não. Trata-se de informar, coisa que a Veja costuma não fazer. // Joana, te respondi quanto àquele texto do V. Você viu?

7:25 PM  
Blogger Joana Calmon said...

O Fidel é uma figura importantissima, um verdadeiro lider popular. Isso nao se discute. E concordo com a Bete que ele tem tudo para se tornar um martir. Entendo também a sua revolta, Frederico, contra a matéria da Veja. Eu ja trabalhei la e sei como aquilo funciona... Mas nao podemos enxergar so as virtudes do chefe revolucionario. Quem ja foi a Cuba sabe como o povo esta sofrendo. E nao é soh pela pobreza e falta do que comer, nao! Nos locais turisticos, por exemplo, existe um verdadeiro apartheid entre os nativos e os estrangeiros. Os cubanos sao proibidos de chegar perto das areas destinadas aos gringos. Além disso, se vc tentar conversar com algum "local", vem um policial rapidinho, pede seus documentos e ameaça prender você e o seu interlocutor cubano por "comportamento anti-social" (uma lei evasiva, que nao quer dizer nada, mas que garante ao governo a "legitimidade" para prender quem bem entender). Detalhe: isso pode dar de 1 a 4 anos de xilindro! Em suma: Fidel Castro arrancou do seu povo o direito mais basico, essencial e sagrado de qualquer ser humano: a liberdade.

8:25 PM  
Blogger Frederico said...

Quanto a isso, não há dúvidas. Nunca fui a Cuba e, sem conhecer, não poderia defender o regime. (meu pai foi, em meados dos 90 e tem histórias ótimas; por sinal ficou numa península - esqueci o nome - só de hotéis 5 estrelas, coisa chique pra turista). Mas fico puto com o fato de uma revista tentar (e certamente conseguir, infelizmente...) manipular as opiniões. Minha madrasta já diz, há tempos: "o que está impresso impressiona". Não sou contra ou a favor do regime cubano (há sempre múltiplas opiniões contra e favoráreis). Mas é claro que a liberdade do indivíduo é elemento fundamental. Porém também aí entra o significado de "liberdade" (que há de ser bem maior na França, por exemplo, que no Brasil, com nossos salários médios de uns R$ 400,00, etc etc etc). Bom, mas isso é longa história.

9:13 PM  
Blogger Frederico said...

Taí, acho que vou escreve algo sobre isso no imBLOGlio.... A conferir. :-)

9:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lógico que o regime cubano tem problemas e também tem conquistas para o seu povo, mas eu só espero que a transição cubana se dê pacificamente e seja feita internamente, sem nenhum tipo de ingerência externa (os EUA já devem estar loucos para influenciar de alguma forma...). E, de preferência, que os cubano-americanos fiquem pela Flórida mesmo...

11:28 PM  

Postar um comentário

<< Home