PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

quinta-feira, agosto 10, 2006

Entre o voyeurismo e o ócio...

Extra! Extra! Mais números sobre a invasão blogosférica. A última notícia é que meus anfitriões aderiram em massa aos blogs. A França está em primeiro lugar na lista dos países que mais visitam este tipo de espaço. Em maio, 60% dos internautas franceses entraram em um blog, contra 40% na Grã Bretanha e 33% nos Estados Unidos.

A pesquisa mostra ainda que, além de estarem no topo da lista de leitores, eles também são os que ficam mais tempo conectados à blogosfera. Passam, em média, uma hora lendo blogs por mês, muuuuuuuuuuito na frente dos segundos colocados, os americanos, que gastam parcos 12 minutos. Os alemães vêm em seguida, com apenas três minutinhos.

E o fenômeno aqui tem uma particularidade: vários políticos importantes viraram blogueiros, "estabelecendo uma ponte direta com seus eleitores e transformando a vida política do país", escreve, orgulhoso, o jornal Le Figaro.

Tudo muito lindo, tudo muito belo, mas a pergunta que eu faço é a seguinte: será que os franceses são mais voyeurs que os outros? Para começar, foram eles que inventaram essa palavra. E, em praticamente todas as línguas, ela não foi traduzida. Agora, essa súbita paixão pelos blogs só veio reforçar a teoria de que eles curtem espiar a vida alheia como ninguém.

Mas não vamos nos precipitar nas conclusões! Outra explicação plausível é a falta do que fazer. Muitos dizem por aí (não sou eu que estou dizendo!) que o povo francês trabalha menos do que o resto do mundo. Uma reputação que vem, entre outras coisas, de uma legislação trabalhista, no mínimo, generosa. A lei mais conhecida é a que estabelece um máximo de 35 horas de labuta por semana. Ou seja: tempo para navegar na blogosfera é o que não falta.

Voyeurismo ou tempo sobrando? Um não exclui o outro...

2 Comments:

Blogger Frederico said...

É Joana, um não exclui o outro... mas se forem os reis do voyerismo... tem Big Brother aí? Pelo sucesso que esse programa faz no Brasil, parece que nós é que somos the masters of the gossip. Outra coisa: acho que estou MUITO viciado em blogs... passo bem mais de uma hora por mês nisso. Você não achou essa média baixinha demais?

7:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Salut ! acabo de descobrir seu blog por intermedio de uma tia sua... falando em voyerismo, aqui estou eu, fuxincando seu blog ! como estou fazendo as malas pra me mudar pra paris, resolvi usar a internet pra ir me preparando e me acostumando com a vida a la francesa...
interessante e objetivo, assim e minha impressao sobre seu blog !

10:42 PM  

Postar um comentário

<< Home