PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

terça-feira, agosto 08, 2006

Marca registrada

A famosa cabeçada que o Zidane deu no italiano Materazzi na final da Copa do Mundo continua se revelando um filão lucrativo. A cada dia surgem novos produtos derivados do acesso de fúria que acometeu o Zizou no último jogo do mundial da Alemanha. Primeiro foi um joguinho de internet, que ganhou adeptos no mundo inteiro. Depos foi a tal música satirizando o episódio, que virou o hit deste verão aqui na França. O single já vendeu mais de 60 mil cópias e foram produzidas versões em espanhol, italiano e até japonês. Para completar, o toque de celular no ritmo da canção foi baixado mais de 115 mil vezes na internet.

Agora, o filão esta sendo explorado até na China. Zhao Xiaokai, diretor de uma empresa de marketing esportivo, está faturando alto com a cabeçada mais célebre do mundo. Ele virou dono da cena em que o craque francês agride o zagueiro italiano. E isso mesmo: do-no, proprietário da cena. Pela bagatela de 200 euros, o cara patenteou a antológica cabeçada e a transformou em marca registrada.

Você deve estar imaginando que ele vai acabar sendo processado por uso indevido de imagem, né? Nada disso. O esperto chinês pensou em tu-do e não vai precisar pagar nem um tostão ao ex-camisa 10 da equipe francesa de futebol.

Para se livrar de uma eventual multa por violação de direitos, o empresário teve a idéia genial de registar apenas o vulto do jogador francês batendo com a cabeça. Ele pretende vender camisetas, bonés e sapatos com a imagem. Além disso, vai cobrar 100 mil euros daqueles que quiserem reproduzi-la em seu país. E Zhao Xiaokai conta que ja foi procurado por duas marcas de cerveja, que estão interessadíssimas.

Pois é, a cabeçada do Zidane virou um negócio da China. Literalmente!

4 Comments:

Blogger Frederico said...

Joana, tem gente esperta nesse mundo... bobos somos nós que pensamos cartesianamente em trabalho, emprego, tarefas... ai ai... (Fred, diretamente da mesa de trabalho)

7:27 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

8:34 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Pois é, Frederico, tô precisando ter uma idéia desvairada dessas para faturar um dindim facinho... Mas aposto que você, com sua veia poética, não é tão cartesiano assim. Alias, eu fiquei embasbacada (mais uma vez) com a sua resposta abecedaria!!! Incrivel! Muuuuuuuuito obrigada pela autorização. Vou reproduzir o texto quando sair de férias (se tudo der certo) em setembro.

8:36 PM  
Blogger Frederico said...

Férias é? ahhhhhhhhhhh, coisa boa demais (a blogosfera já notou o quanto gosto de viagens. Tá, falamos de férias mas para mim uma idéia está associadíssima à outra). Conte-nos, na hora oportuna, seus planos, seu roteiro. Quanto àquele texto, carece agradecer não; é aquilo: tudo aos amigos! (mesmo os virtuais) :-)

8:48 PM  

Postar um comentário

<< Home