PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

terça-feira, julho 11, 2006

PÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁRA TUDO!!!!

Como diz o Frederico, pááááááááááára TU-DO! Antes que comecem a me chamar de vira-casaca, traíra etc, vamos aos fatos:

Confesso que comemorei a classificação dos Bleus para a final (as fotos de um post recente não me deixam mentir) e que torci para a França ganhar a Copa do Mundo contra a Itália (por diversas razões que não vêm ao caso). Apesar disso, não estou defendendo o Zidane, muito menos por ser um jogador francês. Foi terrível o que ele fez e acho uma pena ter encerrado a carreira daquela forma. Mas preciso entender o que houve.

Acredito que a agressão verbal pode ser tão (ou mais!) violenta do que a física. O problema é que os insultos orais as câmeras não mostram e, por isso, eles não têm nada de espetacular, não chocam nem revoltam os espectadores como um carrinho desleal, um pé esquecido e uma boa porrada.

Enquanto o Zidane não contar o que ouviu, não podemos julgar. Mas estou convencida de que há determinadas palavras (algumas muito comuns nos campos italianos) que devem doer muito mais do que uma cabeçada no peito...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parece que a Itália corre o risco de perder o título se for confirmado o teor racista do insulto feito ao Zidane, segundo o regulamento da FIFA. Muito justo! Aí para quem vai o título? Certamente para a França, da qual o capitão teve uma atitude nada "fair play" no campo, embora compreensível, não justificável. Triste copa...e depois dizem que a Europa é o berço da civilização!

11:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo inteiramente com você, Joana.

Quanto à possibilidade de perda do título da Itália, que já está sendo especulada pelos tablóides alemães, sinceramente não vejo a mínima chance disto ocorrer!!! O que pode acontecer, comprovado o insulto racista, é o Materazzi pegar um belo gancho. Só isso. Além do que seria injusto tirar algo de uma equipe conquistado dentro do campo. Sem falar na desmoralização da Copa do Mundo caso isso ocorresse...

4:44 PM  

Postar um comentário

<< Home