PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

terça-feira, julho 11, 2006

Materazzi, o chucro

Materazzi não faz jus ao apelido de animal apenas pela selvageria de seus atos em campo. Além de incivil, é um ser desprovido de conhecimento. E não sou eu que estou dizendo. Foi o próprio. Numa entrevista publicada hoje num jornal da Itália, ele declarou ser um ignorante.

Perguntado sobre o que fez para provocar a ira de Zidane, o zagueiro italiano reconheceu que insultou o francês "com palavras que se ouvem em qualquer querela de futebol". Mas não admitiu ter proferido a palavra terrorista:"Sou ignorante e nem sei o que terrorista islâmico significa."

Marque a opção de comentário mais adequada:
a. ( ) Alô, alô, meu caro, em que planeta vc vive?
b. ( ) Deve achar que o Osama Bin Laden é o papai noel depois de uma boa dieta e uma sessão de bronzeamento articial.
c. ( ) Desfaçatez pouca é bobagem. Vai ser cara-de-pau assim...
d. ( ) Todas as opções acima.

O "animal" também negou ter xingado a mãe do adversário."Não ofendi a mãe dele! Para mim, a mãe é sagrada!"

Ah, bom...

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como escrevi num outro blog - do Arnaldo Bloch, Globo Online - essa discussão toda só é suscitada por haver sido numa Copa, na final. Jogadores se agridem a todo momento, física e verbalmente. Não está na regra mas faz parte do jogo (não é certo mas está ali, compõe o jogo). Zidane perdeu ao responder daquela forma. Aparentemente a opinião pública francesa o apóia - mas nem tanto os jornais. Porém as pessoas comuns daqui, em sua maioria, discordam do que o ex-jogador fez. Ademais, reagir daquela forma por ser xingado (quando tanta coisa está, literalmente, em jogo) é infantilidade. Se o xingamento dirigiu-se à mãe do camarada... bem, MUITO MELHOR que eu, Freud e Sófocles já abordaram esse tema.

4:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana, nesse imbróglio todo apenas uma coisa é certa: você abraçou a causa francesa... "incivil, um ser desprovido de conhecimento"... Allez le bleus! :-)

4:39 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Ok, ok, Frederico, confesso que me empolguei... ;) Realmente não podemos acusar ninguém antes de saber o que de fato ocorreu. Mas que o Materazzi estah longe de ser um lord em campo, isso ele estah! Vc clicou no link que deixei no post com o video dos momentos mais sanguinarios da carreira dele??? Simplesmente cruel... Quanto ao "ser desprovido de conhecimento", não fui eu que disse! Foi o proprio Materazzi que reconheceu ser "ignorante"!!!

4:53 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Não estou defendendo o Zidane em particular. Foi muito feio o que ele fez e acho uma pena ele ter encerrado a carreira daquela forma. Mas acredito que a agressão verbal pode ser tão (ou mais!) violenta do que a fisica. O problema é que os insultos orais a câmera não mostra e, na maioria das vezes, nem o time de "experts em leitura labial" do fantastico consegue decifrar. Enquanto o Zidane não contar o que ouviu, não podemos julgar. Mas, de todo modo, ha determinadas palavras (algumas muito comuns nos campos italianos) que devem doer muito mais do que uma cabeçada no peito...

5:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Ele não teve controle emocional, segredo dos grandes campeões" Então temos que dizer que não tem muitos grandes campeões no é??

5:38 PM  
Blogger Frederico said...

Simon, acho que, de fato, o jogador não teve o controle dos grandes campeões. // Recebi um email do meu irmão, convidando para assitir ao vídeo no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=c_-_SR62uz0&search=zidane%20juventus%20hamburgo . Zidane é reincidente nesse tipo de prática... bovina. (o vídeo, se não conseguirem acessar o endereço diretamente, chama-se Zidane cabazazo a Kientz)

5:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

cabezazo, claro.

6:25 PM  
Blogger Frederico said...

cabezazo, claro.

6:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Materazzi confirma ofensa a Zidane na final da Copa do Mundo

SÃO PAULO - O zagueiro italiano Marco Materazzi reconheceu ter insultado o francês Zinedine Zidane instantes antes de ser agredido com uma cabeçada no peito, em plena final da Copa do Mundo. Materazzi, no entanto, garantiu que o insulto foi 'habitual', desses que se escutam 'dezenas de vezes' em campo.

'Puxei sua camisa durante alguns segundos e ele ficou nervoso. Me olhou com arrogância e disse que se eu quisesse sua camisa ele me daria depois do jogo. Eu respondi com um insulto, é verdade', explicou o jogador ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport".

Materazzi não quis dizer qual foi o insulto, mas especula-se que ele tenha respondido que 'preferia pegar a camisa de sua mulher'.

O jogador ainda tratou de deixar claro que não chamou Zidane de terrorista. 'Foi um insulto que se ouve dezenas de vezes em campo. Não o chamei de terrorista. Não sou uma pessoa culta e nem sei o que é um terrorista islâmico', explicou.

O zagueiro afirmou também que não ofendeu a mãe do craque francês, como especulado. 'Para mim, a mãe é sagrada', completou o campeão mundial pela "Azzurra".

http://br.esportes.yahoo.com/copa/noticia/060711/38/16o9i.html

9:11 PM  
Blogger Frederico said...

Isso já virou novela; a cada hora uma manchete nova (mas que o vídeo mostra Zidane dando marrada...ah isso mostra!). "Joana, cadê você? eu vim aqui só..." ;-)

10:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

zzzzzzzzzzzzzz

10:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Atenção, Atenção! ACABOOOOU de dar no NYT, na BBC, no SPORTV e na CPI das sanguessugas! revelado o diálogo dos jogadores (o FBI e a CIA também confirmaram): “ô careca, você tá fedorento! vê se não chega mais aqui na área!”. “Ah? sai pra lá! Eu já levantei a Taça em 98 e vou levantar de novo! fica quieto senão eu te pego lá fora!”. “Vai me pegar lá fora? Tudo bem, eu já peguei a sua irmã mesmo! Eu e a minha turma!”. “ô italiano duma figa, não bota minha irmã no meio senão boto no meio da sua! Vou contar pra tia” (tia = professora). “Vem, vem, se tu é homem!”. “Você foi quem pediu! Toma!”...
Depois do diálogo da CBN, o meu é mais crível ainda... Zzzzzzzzz....ZZZzzzzzzidane...

10:44 PM  
Blogger Joana Calmon said...

Verossimeis ou nao, essas novas hipoteses são hilariantes.

12:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Claudio!! gosta muito da bobagem do banho, no é?
Entendo bem o fato de que o Zizu não o controle dos grandes campeões mas então Maradona não é um tambem não?
Não posso olhar a video no meu trabalho mas ja conheço o que ja fez o Zizu, claro que não é a primeira vez que ele agiu assim! Ja a gente criticou ele pra isso mas la queremos esperar o fim da historia antes de julgar mesmo se não se pode desculpar o fato mas talvez entender!!

10:46 AM  
Blogger Joana Calmon said...

Faço coro, Claudio Figo. Eu jah tinha explicado para o Simon, mas vale a pena repetir para evitar que outros franceses que caem de para-quedas por aqui se sintam ofendidos. O brasileiro adora sacanear os outros. Isso faz parte do nosso humor. A gente perde o amigo, mas não perde a oportunidade de zoar. Tem muitos franceses que não entendem a origem dessa fama de que não tomam banho. Que eu saiba, ela surgiu na época da guerra. Houve racionamento de agua e, para economizar H20, muita gente fazia apenas a famosa "toilette" (lavando apenas as regiões mais "criticas"), vulgo banho de gato. E o fato de a França fazer os melhores perfumes do mundo soh piorou a reputação do pais. Como se os franceses tivessem se empenhado na arte da perfumaria para mascarar o mau cheiro... Mas claaaaaaaaaaaro que tudo não passa de piada.

2:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

não problema Claudio!!Gosto muito dessa piada!! Fico com o sorriso cada vez que lei você falar disso!!! aqui não temos piada sobre os brasileiros (que pena!!!) ou pelo menos eu não sei ni uma!!

e claro tambem que não tem comparação "ni uma" entre o Zizu e o Maradonna... mas quem é o mais diablo dos dois??

Podem seguir brincando assim, é bom saber tudo isso!! mas não tem que dizer que Rio de Janeiro sofreu muitas influências da França mas tem a sorte de ter influências da França (neh neh!!!) : o grande boulevard, a lingerie !!! E engraçado saber que muitas palavras frances se usam no Brasil!!

bom dia e Gora San Fermin

3:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu ouvi outra historia sobre isso...Nao sei se e verdade nao..
"Tive uma pesqusia sobre a quantidade se vabao usado em europe. A franç chegou nos ultimos, por uma causa. Muitos frances usabam o sabao de Marseille (considerado a vezes melhor que o sabao) que nao era considerado nesta epoca como um sabao. Assim, na verdade, somos as pessoas que tamam mas banos na europa".
Pode contar a historia agora !

3:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gente, a verdeira versao sobre o caso do Zidane eh a seguinte:

Materazzi falou:

"o frances, nao adianta fugir que voce terminar a sua carreira jogando pelo Vasco".

ha ha haha.

2:32 AM  

Postar um comentário

<< Home