PARISCOPIO

Uma brasileira em Paris

segunda-feira, julho 10, 2006

Resposta em breve

A pergunta que não quer calar não vai ficar sem resposta. Segundo o agente de Zinédine Zidane, Alain Miggliaccio, o jogador prometeu que vai explicar o motivo de sua atitude nos próximos dias.
"Materazzi lhe disse algo muito grave. Zidane é um homem que costuma passar por cima desse tipo de coisa, mas, no domingo à noite, algo explodiu dentro dele. Ele ficou muito triste e decepcionado. Não queria que tudo acabasse assim", contou Miggliaccio.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A pergunta ainda está sem resposta, mas embora a atitude do Zizou ainda não tenha sido explicada, ela já foi sancionada com sua expulsão, e principalmente perdoada pelos franceses. Acho que a resposta só vai colocar mais lenha na fogueira...

12:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nao concordo com o comentario anonimo. O Zidane e um representante do Unesco, faz letura do Fair Play no començo do jogo e e bom que seja um exemplo.

Se ele se arrepende disso, e bom de dar algumas aclaracoes, sobre tudo ja pardonamos ele. Nao devemos deixar o gesto impunido dele (ok, ja receibeu o carton vermelho e perdimos) mas o italiano na recibeu a sua pela ataca racista dele. Cade o 4to juiz para reclamar sobre isso.

Espero que da para entender meu portugues ;-)

12:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Aurelien não se preocupe, dá pra entender o seu português sim...
Eu continuo achando que foi algo de cunho racista desde o momento que aconteceu o lance. Só o Zidane mesmo para esclarecer... Mas vendo uma mesa redonda ontem, na TV Bandeirantes, o jornalista Reali Jr., há muito radicado na França (pai da Cristiana Reali, muito famosa por aí...), disse ter tido informações de que o insulto do Materazzi teria sido com a expressão "Pied Noir", ou Pé Preto, modo ultrajante a que se referem aos franceses de origem que eles definem como a de "2° nível" (bom, vocês aí na França devem saber do que se trata). Segundo ele, esse é um insulto de extrema gravidade. Vamos aguardar a posição do Zidane...

5:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

Daniel, "pied noir" é um termo pejorativo, mas não é um insulto. Ele é usado para designar os franceses (de origem francesa)que viviam nos países da África do Norte como colonizadores e que foram obrigados a partir para a França quando estes países conquistaram suas indepêndências.
Não se aplica ao Zidane, que é filho de um imigrante argelino.

8:33 AM  
Blogger Joana Calmon said...

O autor do comentário anterior tem razão, Daniel. Realmente, "pied noir" não é xingamento e também não se aplica às pessoas de origem argelina (como Zidane), mas sim aos franceses "brancos" que viviam na Argélia na época da colonização (como o escritor Albert Camus) e que depois voltaram para a França. Muito estranho o Reali Jr. ter dito uma coisa dessas, mas, se falou mesmo, foi bobagem.

12:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom, realmente ele falou alguma coisa sobre a Argélia nesta explicação. Possivelmente eu devo ter entendido mal (muito mal, por sinal...) mas ele terminou dizendo que isso seria uma ofensa gravíssima. Lendo a explicação de vocês não me parece tão grave assim, muito menos a ponto do Zidane ter uma reação daquela... Acho que esta informação do Reali está furada...

5:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Joana e Daniel, eu corrigo um pouco se me permite:
o termo "pied noir" nem e xingamento nem deberia ser pejorativo. Esta usado pelas pessoas que foram embora do Magreb (Argelia, tunias, Maroco) para ir na Franca cuando tiveram o independencia de esos paises.
Os pied "pied noir" eram em majoria judeos e arabes (tive tambem algums frances de outra religiao).

Nao e uma insulta nao !

12:02 AM  
Blogger Joana Calmon said...

Aurelien, claro que pied noir não é insulto, mas me permita discordar que fossem em sua maioria arabes. O termo se refere também aos judeus (como vc bem disse) mas sobretudo aos franceses de origem européia que voltaram para a França na época da independência. Ja os muçulmanos, que lutaram pelo exército francês e depois vieram para cah com seus familiares, são chamados de "harkis".

12:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

concordo com você joana, isso é!!

10:02 AM  

Postar um comentário

<< Home